"Um trabalho bem feito é o mais alto testemunho que podemos dar do nosso caráter." Mardem
O planejamemto pedagógico com os professores, bem como reuniões com equipe gestora são realizadas semanalmente para que assim possamos garantir um trabalho cada vez melhor aos nossos alunos .
Pontos positivos do ato de planejar- Tomada de decisões refletidas e fundamentadas com base na avaliação diagnóstica;
- Esclarecimento dos objetivos propostos nas atividades de ensino que serão realizadas;
- Previsão de possiveis dificuldades;
- Organização e articulação das ações educativas;
- Otimização de tempo e espaço pedagógico;
- Previsão dos momentos necessarios para avaliar o desenpenho acadêmico dos alunos;
- Garantia de sequência lógica e didática no desenvolvimento das atividades;
- Monitoramento dos resultados da aprendizagem.
AULAS QUE DESAFIAM E ENSINAM
Com o fundamental maior (5ª a 8ª série) desenvolvemos sequências didáticas. um conjunto de aulas planejadas para ensinar um determinado conteúdo sem que necesseriamente tenha um produto final. sua duração pode variar de dias a semanas e varias sequências podem ser trabalhadas durante o ano de acordo com o planejado ou com as necessidades da classe. Apresenta desafios cada vez maiores aos alunos, permitindo assim a construção gradativa do conhecimento.
Primeiro é preciso efetuar um levantamento prévio do conhecimento dos alunos e a partir desseplanejar um série de aulas com desafios e/ou problemas, atividades diferenciadas, jogos, uso de diferentes linguagens e gêneros de textos, análise e reflexão. Gradativamente, deve-se aumentar complexidade dos desafios.
A sequência organizada e planejada deliberadamente permite ainda construir com o aluno as ferramentas (habilidades/competências), vivências visando aspectos conceituais, procedimentais e atitudunais fundamentais para a aprendizagem do aluno e ao desenvolvimento de sua autonomia. Tornando assim mais significantes a presença das disciplina em estudo, fugindo da mera repetição e da idéia de um conhecimento pronto e acabado, desenvolvendo sua consciência crítica.
A sequência didática possibilita a interdisciplinaridade quando, ao tratar de um tema dentro de uma disciplina, o professor recorre ao conhecimentos de outra. Sendo esta bem elaborada e aplicada com seriedade, permite ao estudante melhores resultados, pois a aprendizagem é gradativa e não corre riscos de ser quebrada.
Reuniões semanais da equipe gestora |
Reuniões mensais com todos os funcionários |
Toda a equipe participa! |
Reunião com representantes de turma |
Alunos compartilham opinião com os professores |
Contribuem com a escola. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário