CANAÃ DOS CARAJÁS - PARÁ - BR

  ________________________________________________________________________________________

Seja bem-vindo!

domingo, 5 de setembro de 2010

Planejamento

 "Um trabalho bem feito é o mais alto testemunho que podemos dar do nosso caráter." Mardem

       O planejamemto pedagógico com os professores, bem como reuniões com equipe gestora são realizadas semanalmente para que assim possamos garantir um trabalho cada vez melhor aos nossos alunos .
       Pontos positivos do ato de planejar
  • Tomada de decisões refletidas e fundamentadas com base na avaliação diagnóstica;
  • Esclarecimento dos objetivos propostos nas atividades de ensino que serão realizadas;
  • Previsão de possiveis dificuldades;
  • Organização e articulação das ações educativas;
  • Otimização de tempo e espaço pedagógico;
  • Previsão dos momentos necessarios para avaliar o desenpenho acadêmico dos alunos;
  • Garantia de sequência lógica e didática no desenvolvimento das atividades;
  • Monitoramento dos resultados da aprendizagem.
     
AULAS QUE DESAFIAM E ENSINAM

         Com o fundamental maior (5ª a 8ª série) desenvolvemos sequências didáticas. um conjunto de aulas planejadas para ensinar um determinado conteúdo  sem que necesseriamente tenha um produto final. sua duração pode variar de dias a semanas e varias sequências podem ser trabalhadas durante o ano de acordo com o planejado ou com as necessidades da classe. Apresenta desafios cada  vez maiores aos alunos, permitindo assim a construção gradativa do conhecimento.
          Primeiro é preciso efetuar um levantamento prévio do conhecimento dos alunos e a partir desseplanejar um série de aulas com desafios e/ou problemas, atividades diferenciadas, jogos, uso de diferentes linguagens e gêneros de textos, análise e reflexão. Gradativamente, deve-se aumentar complexidade dos desafios.
          A sequência organizada e planejada deliberadamente permite ainda construir com o aluno as ferramentas (habilidades/competências), vivências visando aspectos conceituais, procedimentais e atitudunais fundamentais para a aprendizagem do aluno e ao desenvolvimento de sua autonomia. Tornando assim mais significantes a presença das disciplina em estudo, fugindo da mera repetição e da idéia de um conhecimento pronto e acabado, desenvolvendo sua consciência crítica.
           A sequência didática possibilita a interdisciplinaridade quando, ao tratar de um tema dentro de uma disciplina, o professor recorre ao conhecimentos de outra. Sendo esta bem elaborada e aplicada com seriedade, permite ao estudante melhores resultados, pois a aprendizagem é gradativa e não corre riscos de ser quebrada.

Reuniões semanais da equipe gestora
Reuniões mensais com todos os funcionários
Toda a equipe participa!
Reunião com representantes de turma
Alunos compartilham opinião com os professores
Contribuem com a escola.


    Nenhum comentário: